Descarbonização do Agro em Foco em Brasília

A ABREFEN (Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais), liderou uma agenda estratégica que marcou as discussões cruciais para o setor do agro.Pela manhã, o foco esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A ABREFEN reuniu-se com o MAPA para apresentar um panorama detalhado sobre o cenário atual das Remoções de Emissões (REM) e Fontes Naturais (FN), com uma atenção especial à remoção de CO2. O objetivo era contextualizar o ministério sobre a importância desses temas para a descarbonização do agronegócio brasileiro, reforçando o papel da ABREFEN como protagonista na busca por soluções que aliem produtividade e sustentabilidade.

Um dos pontos altos da discussão foi o papel da Câmara do Agrocarbono, um espaço vital de consulta pública ao setor privado para a construção das bases das políticas públicas de baixo carbono, que complementam o já estabelecido Plano ABC+. 

A lista de presenças nesse encontro matutino foi robusta, incluindo nomes como: Roberto Rocha (Coordenador do Plano ABC+), Maurício Carvalho (Chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista), Frederico Bernardez (Presidente da ABREFEN), Ottavio Carmignano (Vice-Presidente da ABREFEN), Eduardo Mello Mazzoleni (Chefe do Serviço de Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Sustentável), Luis Eduardo Pacifici Rangel (da Coordenação-Geral de Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável), Fabrício Juntolli (especialista da área de irrigação), e Jackson Brilhante (da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS e Coordenador do Plano ABC no Rio Grande do Sul). Além da presença do nosso gestor, Fernando Hiroshi Moriya, que também é Coordenador do Comitê do Agrocarbono da ABREFEN.


A jornada em Brasília seguiu à tarde para um compromisso igualmente estratégico: uma importante reunião na Câmara Agrocarbono, realizada no edifício do Banco do Brasil. Este ambiente, dedicado à construção de políticas públicas de baixo carbono para o agronegócio, é um pilar fundamental para a transição do setor rumo à sustentabilidade.

Acreditamos que a colaboração estratégica entre o setor público e privado, como a que ocorre por meio da ABREFEN, é a chave para construir um agronegócio mais resiliente, inovador e alinhado às demandas ambientais globais. O Grupo Siqueira reitera seu compromisso em continuar contribuindo para um futuro mais sustentável para o Brasil, acompanhando de perto e participando de todas as iniciativas que visam a descarbonização e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

Compartilhar: